Esta é a terra, a terra do Minho!
Toda esta província oferece uma multiplicidade de paisagens de identidade muito própria, integradas numa rede de áreas naturais que se distingue pela harmonia dos seus ecossistemas.
Terra de montanhas imponentes e de vales bucólicos, terra de mar e de ondas, de areais imensos e de rios e ribeiros cristalinos, esta é a terra-mãe no seu esplendor genuíno e quase intacto.
Esta é a pátria das origens da portugalidade, da afirmação das fronteiras e da independência nacional, terra de fortes e fortalezas, de muralhas e de castelos.
Esta é a terra da cidade-berço, de Guimarães, com o seu centro histórico Património Cultural da Humanidade.
Esta é a terra da monumental e sempre jovem cidade dos arcebispos, a milenar Bracara Augusta, uma das cidades cristãs mais antigas do mundo.
Esta é a terra da princesa do Lima, da Viana do Castelo dos barcos e de navegadores que exploraram terras por desbravar.
Terra de passagem e dos caminhos de Santiago de Compostela, de palácios e de solares, de mosteiros, igrejas, capelas e cruzeiros.
Terra do folclore e do artesanato, das feiras, festas e romarias, das tradições e da cultura, terra da gastronomia, com sabores únicos (do sarrabulho ao cozido à portuguesa, do cabrito à posta barrosã, da lampreia ao bacalhau…) e com uma doçaria que resiste a toda a prova. Tudo bem regado pelo afamado vinho verde, exclusivo da região, com especial destaque para o alvarinho.
Esta é a terra, a terra do Minho!
Uma terra aberta ao mundo de braços estendidos ao visitante. Onde o património ilustra um percurso civilizacional de milénios. Onde a Natureza, as tradições e a cultura moldam a alma de um povo hospitaleiro, leal, trabalhador, aventureiro.
Uma terra onde apetece ver e viver, olhar e sentir.
Estamos no Minho!
Seja bem-vindo…